Torna-te moralista se queres ser vencido pela imoralidade

Estar presente no agora significa viver sem controlo e sabendo que as tuas necessidades são todas preenchidas agora. Para as pessoas cansadas de sofrer não há nada pior que acreditar que podem controlar a sua dor. Se queres ter controlo absoluto, deixa partir a ilusão do controlo. Deixa que a vida se experiencie através de ti. É isso que a vida irá fazer, quer tu gostes ou não. Cada momento é mágico, único, perfeito.

Tu não fazes o sol nascer, nem a lua brilhar, nem a chuva cair. Não tens qualquer controlo sobre os teus pulmões ou o teu coração, a tua audição ou as tuas pernas. Estás bem e saudável e no minuto seguinte não estás. E se acreditas na “lei da atracção” talvez ainda não tenhas aberto os olhos para a realidade. Sempre perfeita.

Sempre que procuras a segurança irás viver a tua vida a tentar ser extremamente cuidadoso e, assim, descobrir que não estás a viver de todo. Tudo existe para te nutrir. Lembro-me de umas palavras deliciosas da Katie: “Não tentes ser muito cuidadoso, podes magoar-te!”

Jamais serás capaz de aumentar a moral dos outros. As pessoas são quem são. E irão fazer o que irão fazer. Independentemente das tuas regras. Jamais conseguirás as pessoas a manterem-se sóbrias quando elas querem estar embriagadas, ou honestas quando querem mentir, ou bondosas quando querem fazer mal. Podes gritar “Isso não se faz” até ficares vermelho de raiva, e mesmo assim as pessoas irão sempre fazer o que quiserem fazer.

A única maneira de teres algum efeito sobre os outros é servindo como exemplo em vez de impor a tua vontade.

Os pais tentam impor a sua vontade sobre os filhos ensinando-lhes o que está bem e mal, mas os exemplos que dão são péssimos. Fingem entre si, discutem, acusam-se mutuamente, amuam, escondem os seus actos. E ensinam os filhos a mentir. Ensinam-lhes que a melhor forma de viverem todos juntos é vivendo uma parte da sua vida em segredo. No relacionamento entre pai e mãe os filhos têm o exemplo a seguir. Mas só 100% das vezes.

Dói muito acreditar que sabemos o que é melhor para os outros. Sejam eles os filhos, pais, amigos, colegas ou amantes. Irás falhar. Quando ensinas os outros a terem cuidado e a buscar a segurança estarás a ensinar-lhes ansiedade e dependência. Não funciona.

Mas quando és capaz de desfrutar cada momento, quando os outros são quem são e tu só podes sentir-te privilegiado por poder participar na vida dos outros, quando amas os outros sem impor qualquer condição, quando cada palavra é saboreada e cada olhar delicioso, estarás a dar o exemplo que a humanidade aguarda. Na presença de alguém que não consegue ver um problema ninguém consegue agarrar-se a um problema durante muito tempo.

Mas se a tua felicidade depende da felicidade dos teus filhos, ou dos teus amigos, ou dos teus colegas, irás fazer deles reféns. Poderias ser feliz sem precisar dos outros? É muito melhor e mais fácil. Chama-se a isto Amor Incondicional.

Muitas pessoas acreditam que descobriram o que é melhor para todos e tentam a todo o custo impingir a sua “verdade”. Todos conhecem a pessoa que sabe que uma dieta vegetariana é melhor, ou que o budismo é melhor, ou que o pensamento positivo é melhor, ou que dizer não ás drogas é melhor, ou que não ver televisão é melhor, ou que... Conheces alguém assim? Eu conheço: eu. Durante anos acreditava que a minha forma de estar na vida era a melhor. Um inferno. Depois descobri que tudo aquilo em que acreditava era mentira. E aos poucos fui-me libertando. E hoje sei que a minha forma de viver não é melhor que outra. Simplesmente deixei de exigir intermediários para estar de bem com a vida. Descobri que sempre que falamos de alguém é de nós que estamos a falar. Sem excepções.

Só há duas formas de viver. A amar cada momento, cada pessoa à nossa frente, cada lufada de ar, cada pedaço de vida. Ou a querer que a vida seja diferente daquilo que é, ou seja, em sofrimento. Imagina uma vida em que cada gesto teu é um acto de amor, em que o êxtase está presente, a alegria vibra em ti. É assim que sabes estar presente. Sem necessidade de mudar quem quer que seja. Sem necessidade de querer manipular quem quer que seja. Delicioso.

Como poderia eu dar conselhos aos outros se nunca saberei o que é melhor para eles? Só posso falar daquilo que é melhor para mim. Se aquilo que os outros fazem lhes proporciona felicidade, é isso que eu quero para eles. E se aquilo que os outros fazem lhes proporciona infelicidade, também é isso que eu quero para eles. Só assim eles aprenderão aquilo que eu jamais poderia ensinar.

Vivo a confiar totalmente que as pessoas serão quem são. Sem exigências. Confio em cada pessoa para ser quem ela é. Nunca fico desiludido. Delicioso.

Comentários

  1. Emídio, as suas palavras são verdade e por isso fluem e correm... que bom, que paz, que amor!
    Um beijo do tamanho do meu coração :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Amigo por nos fazeres olhar para quem somos. Excelente leitura, como já nos habituaste! tenho um imenso orgulho na forma como encaras a vida, como vives a vida, pois sem saberes, consegues que nos tornemos um bocadinho melhores.
    Grata!!

    ResponderEliminar
  3. Sinto-me "engolida" pela intensidade de cada palavra, pela veracidade com que cada vocábulo dança no écran... Que dizer perante este olhar? Opto por palavras suas...Delicioso! Simplesmente delicioso!
    Grata!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário