Algumas curiosidades sobre o cérebro humano

1. O nosso cérebro só tem uma única função: manter-nos vivos. E para isso controla praticamente tudo o que acontece, tanto interna como externamente. 

2. Quantas vezes hoje pensaste que tinhas que respirar? Ou de onde veio a vontade de comer um bolo? E quando decidiste ficar zangado com o trânsito? Ou porque te preocupas com algo no futuro que ainda não aconteceu?… E tudo isto surge a partir de áreas do cérebro a que não tens acesso consciente.

3. Sabias que decides gostar ou não de alguém nos primeiros segundos de estar com essa pessoa baseando-te apenas nos movimentos das mãos dela e do olfacto?


4. Já reparaste como as mães parecem ter andado todas na mesma escola? Isto porque o cérebro "sabe" o que dizer e fazer modelando-se no que aprendeu nos primeiros 3 a 5 anos de vida neste planeta.


5. Sabias que o motivo porque é difícil comunicar com um adolescente deve-se sobretudo a um processo de desenvolvimento do córtex pré-frontal entre os 12 e os 17 anos, a parte do cérebro que nos informa acerca do certo e errado? E por causa disto adolescentes não conseguem lidar com mais do que um ou dois conceitos em simultâneo? E também por isto que reagem mais emocionalmente do que racionalmente? Agora já sabes, pedir ao filho para estudar, arrumar o quarto e pousar o telemóvel é informação a mais para ele processar. Despacito, uma coisa de cada vez.



6. O nosso cérebro manipula as nossas decisões por forma a apaixonarmo-nos pela pessoa que mais facilmente reproduza as experiências emocionais da infância apenas porque quer poupar energia e não precisar de aprender como reagir em situações desconhecidas.


7. Uma curiosidade acerca do cérebro e a tecnologia: cada vez se torna mais difícil conseguirmos manter a nossa atenção num único assunto durante mais de 10 segundos, cortesia da influência das redes sociais sobre o sistema nervoso.


8. Apesar de o nosso cérebro estar programado para criarmos conexões uns com os outros, cada vez vivemos mais desconectados, o que por sua vez leva a estados crónicos de ansiedade e depressão.


9. Quanto mais sedentário for o nosso dia-a-dia maior a probabilidade de sofrer de ansiedade crónica. Sem movimento físico o cérebro acredita que a nossa vida corre perigo.


10. Se vês mais faces humanas nos ecrãs (telemóvel, tv, pad) do que na vida real é muito provável que já comeces a sofrer de alguma ansiedade. Somos animais sociais, e viver sem um esforço de criar ligações reais com outros assusta o cérebro.


11. O uso de redes sociais virtuais leva o cérebro a cair num ciclo de dopamina-adrenalina-cortisol, o que significa que se usamos uma rede social mais de meia hora por dia estamos tão viciados na dopamina como um toxicodependente está na heroína.


12. O motivo principal porque casais se separam é não saberem comunicar, terem vergonha das suas vulnerabilidades e acreditar que não podem falhar nem fazer asneira.


13. Para poder ouvir os outros eficientemente é imperativo manter-nos presentes para um simples facto: "não tenho que dar resposta imediata". Se ouvirmos o outro com o objectivo de lhe dar resposta imediata o nosso cérebro consegue ouvir e processar apenas 6 a 10 segundos do que é dito.


14. Cada cérebrozinho tem uma forma distinta de mostrar que ama outro ser humano e de se sentir amado. Se eu mostro que te amo com elogios mas tu sentes-te amado com momentos de partilha temos a receita para uma relação desastrosa. Isto ultrapassa-se facilmente com um pouco de atenção ao outro.


15. Os elementos de uma relação tóxica tornam-se visíveis no primeiro encontro com o futuro “amor da nossa vida” - no entanto o nosso cérebro ignora estes sinais por pura preguiça. 


16. O primeiro sinal de que uma relação pode resultar: começas a sentir uma conexão com o outro em vez de tentares encaixar-te na vida do outro. Ambos terem uma paixão por música cria conexão. O outro gostar de ópera e tu de heavy metal e afirmares que também gostas de ópera é uma tentativa de te encaixares na vida do outro.            


17. Homens e mulheres carregam consigo uma vergonha tóxica universal. Para os homens é a vergonha de serem fracos. Para as mulheres a de não serem suficientemente boas em tudo. Estas vergonhas, se não forem resolvidas, estarão na causa da maioria dos conflitos nos casais e entre pais e filhos.


18. O nosso cérebro está programado para não duvidarmos daquilo que pensamos. É uma questão de sobrevivência que foi útil durante 500 a 700 mil anos mas que hoje cria muitos conflitos.


19. O nosso cérebro leva-nos muitas vezes a ter uma relação com o dinheiro em tudo idêntica à relação que tínhamos com a mãe da infância. Na infÂncia a mãe era a provedora de alimento, cuidado, bem.estar. Como adultos o dinheiro desempenha o mesmo papel.


20. O cérebro de mulheres e homens é ligeiramente diferente. Por isso é que homens não compreendem a dificuldade da mulher em estacionar o carro (o cérebro dela tem dificuldade com linhas retas), e as mulheres passam-se porque o homem não sabe a diferença entre rosa-salmão e rosa-pálido (o cérebro dos homens não consegue literalmente ver as cores de forma tão definida quanto as mulheres conseguem).


21. O nosso cérebro leva-nos a comportamentos inapropriados em um ou mais destas situações: com fome, sede, falta de descanso, muitas tarefas para cumprir. Se tiveres algo importante a discutir com alguém é boa ideia fazê-lo quando ambos estão relaxados.


22. O nosso cérebro aprende muito cedo que falhar ou fazer asneira é mal visto pelos outros. Por este motivo muitos adultos, quando falham, têm uma boa justificação. Mas não aceitam a justificação do outro simplesmente porque isso implica uma série de alterações nas suas redes neuronais. E isso consome muita energia.


23. Há quem compare o cérebro a um computador incrivelmente eficiente. Em realidade se tivéssemos um computador que funcionasse como o nosso cérebro atiraríamos com a máquina janela fora em menos de um dia. 


24. A necessidade de confiar nos outros é um esquema do cérebro para, mais uma vez, poupar energia e sobreviver. Esta característica, nos nossos dias, causa mais dissabores do que segurança. 


25. Se tens menos de 30 anos e começaste a usar um telemóvel entre os 8 e 10 anos é muito provável que tenhas problemas excepcionais a lidar com a rejeição, a distinguir o certo do errado e a sentir-te ofendido. Isto porque cada uma destas situações é aprendida em idades específicas. E se estavas preso ao ecrã do telemóvel, o teu cérebro, tantando poupar energia, não criou as redes neuronais necessárias.


26. Todos nós somos, muitas vezes, estúpidos. Isto porque o nosso cérebro não vê a realidade tal como se apresente. Por motivos de sobrevivência interpreta a realidade. E, regra geral, irá interpretar a realidade da forma mais negativa e pessimista.

Comentários