As máscaras humanas: a Sedutora

A Sedutora é um predador por natureza. Mas tenha cuidado: a versão masculina consegue ser ainda muito mais! O objectivo da Sedutora é apenas um: conseguir sentir-se bem acerca de quem é.

É um predador porque o seu único objectivo é alimentar-se da auto-estima dos outros, por forma a acalmar as suas próprias feridas emocionais. Desde muito pequena que aprendeu a julgar-se a si mesma como não sendo importante, acredita que não é suficientemente boa nem suficientemente merecedora de ser amada, e por isso só consegue sentir-se integrada quando é o objecto da admiração de outro. E irá fazer uso de todos os truques para prender a admiração de outros, tal como uma aranha que tece a sua teia para prender insectos.

Regra geral a Sedutora mostra uma imagem de carinhosa, bondosa, interessada e sensual. Não se deixe enganar. Estes adjectivos são o isco para atrair a próxima presa. Uma das suas expressões favoritas é “vou ser sincera...”. Enquanto olha para si com um sorriso sensual, está já a pensar em formas de ter toda a sua atenção e abusar da sua confiança.

A Sedutora é a mulher que mais tempo gasta a tratar do seu visual e preocupa-se de maneira exagerada com a forma como os outros a vêem. A aparência física é tudo para ela. Esta atitude é necessária para aprisionar a sua presa e ter toda a atenção que consiga para poder adormecer os sentimentos de auto-desprezo e dor que carrega no mais profundo da sua mente.

O maior perigo da Sedutora é que ela não está consciente dos seus próprios motivos. E as suas presas raramente se apercebem do seu jogo antes de ser demasiado tarde. Na verdade, a Sedutora não quer saber de quem prejudica nem quais os prejuízos que a sua próxima vítima irá sofrer. À medida que vai crescendo, os seus métodos tornam-se mais subtis e poderosos, sendo capaz de farejar as inseguranças e vulnerabilidades das suas presas ainda antes de falar com elas. Pode ouvi-la a fazer afirmações de índole moralista, tentando mostrar que é uma pessoa boa, comparando-se com outros. Muito facilmente afirma que sabe quando alguém está a mentir (claro que se esquece que é preciso um bom mentiroso para reconhecer outro), e repete continuamente que odeia a desonestidade (porque a pratica e se odeia a si mesma pelo facto). Pode ter a certeza de uma coisa: nunca irá encontrar a Sedutora rodeada de pessoas com uma personalidade forte. Estas últimas afastam-se muito rapidamente. Não, ela prefere sempre os mais fracos, de preferência com uma aparência física que ela própria classifica de “feia” (porque ainda não sabe o que a verdadeira beleza é). Contudo, a Sedutora irá sentir-se sempre atraída por pessoas com mais poder do que ela, só que infelizmente as pessoas com mais poder do que ela conseguem ver a sua máscara ainda antes de ela começar a tecer a sua teia venenosa.

A Sedutora é uma mulher perigosa e muitas vezes capaz de actos perversos. Actos perversos porque ela finge amor quando na verdade nem sequer sabe o significado da palavra. Utiliza o amor fingido para capturar as suas presas. Um olhar ternurento, uma festa delicada na face, um sorriso ingénuo. E quando você acordar está preso na sua teia. Ela é perita em fazer com que os outros se sintam bem na sua presença, mas faz isto apenas para roubar todo e qualquer poder que os outros possuam. É a pessoa que gosta de dizer aos outros aquilo que eles gostam de ouvir, com o único objectivo de se tornar a melhor, a que todos admiram e amam.

A vergonha da Sedutora é sentir-se uma nulidade, vazia, indesejável, insignificante e vulgar.

O desafio da Sedutora é precisamente reconhecer que a sua extrema necessidade de ser o centro das atenções, admirada por todos e recebendo o afecto de todos, nada mais é que um grito desesperado da sua alma a indicar-lhe que é isso mesmo que ela tem que se dar a si mesma. Ela tem que estar disponível para sentir o vazio e a dor da abstinência que irá encontrar quando não tiver um admirador, quando não houver alguém para excitar ou seduzir. Quando ela for capaz de ver que tudo o que procura já se encontra dentro de si, dará início ao seu próprio processo de cura, da ligação até então perdida com a sua alma. Irá criar um espaço onde a sua auto-estima pode florescer sem necessidade de ser validada por outros.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Por favor como fazer para vencer esse desafio? Como entender que o que preciso está dentro de mim? Sofro muito com isso sempre busco aprovação fora....

    ResponderEliminar

Enviar um comentário