Como viver no inferno em cinco passos fáceis

1. Começa por ver as falhas nos outros. Sobretudo toma nota nos defeitos daqueles que te estão mais próximos. E depois começa a procurar as falhas naqueles que te estão distantes e não conheces minimamente. No Papa, no Presidente da República, no jogador de futebol. A seguir, para mostrares que és um profissional, procura as falhas em grandes organizações ou países. Critica sem dó nem piedade. Fala abertamente dos teus preconceitos e faz de conta que conheces cada pessoa que criticas intimamente.

2. Aponta soluções para os problemas dos outros. Começa ao nível mais básico: a família. Depois, à medida que vais ganhando experiência, fala das soluções que tens para os problemas daqueles que não conheces, um actor, um politico, um líder religioso. A seguir, quando te sentires completamente cheio de respostas, fala das tuas soluções para os problemas de organizações, países e, porque não, as soluções para o planeta como um todo.

3. Acredita que tens sempre razão. Este passo irá garantir-te um inferno permanente. Mesmo que não saibas nada sobre o assunto, verbaliza a tua opinião e faz saber a todos que a tua opinião é a única viável. Excelente método para criar inimigos por onde quer que vás. Quando te sentires profissional serás capaz de manter a cabeça erguida, nariz empinado, dedo em riste e projectar a voz com mais decibéis que um Boeing 747 a levantar voo.

4. Mantém-te atento ao comportamento de todos e interpreta esse comportamento de maneira negativa. Este passo, para além de horas divertidas de terror, irá oferecer-te a possibilidade de ganhares uma depressão ou um tempo na cadeia ou hospital (e não poderás escolher a qual irás parar). A namorada não telefona: está com outro! A mãe esquece-se do teu aniversário: é fria e egoísta! O colega não reconhece o teu trabalho: é invejoso e arrogante! O filho tira uma negativa: é burro e preguiçoso! Estás parado no trânsito: os outros condutores são estafermos que não sabem utilizar transportes públicos nem sabem o importante que a estrada é para ti! E uma das favoritas de qualquer pessoa que adora chafurdar no seu inferno pessoal: há uma crise a todos os níveis, o que só pode significar que irás viver debaixo de uma ponte e os políticos estão a sugar-te cada tostão que ganhas (volta ao ponto 3 e observa-te a ter razão – delicioso viver no inferno, não é?).

5. Queixa-te de tudo a todos. Este passo é importante para assegurar que nunca terás um momento de alegria. Observa tudo o que está errado contigo, com o teu corpo, com os teus amigos, com o teu emprego, com o governo, e, porque não, com o próprio planeta! Sê profissional nas tuas queixas! Um queixinhas profissional faz questão de se queixar sempre ás pessoas erradas. Se tens um problema com um colega, queixa-te aos teus amigos. Se tens um problema com o teu cônjuge, queixa-te ao psicoterapeuta. Se tens um problema com um filho, queixa-te aos teus pais. Se tens um problema com a tua religião, queixa-te a um ateu. Escolhe a dedo as pessoas a quem te queixas para te certificares que nenhuma delas poderá ajudar-te a resolver a queixa.

6. Bónus: se estás mesmo decidido a viver o teu inferno pessoal, com diabinhos, fogo eterno, fome e pestilência, assume que és o centro do universo. Isto é relativamente fácil de conseguir: só tens que agir como se todos vivessem para te fazer a vida melhor.

E se queres viver no paraíso, os passos a seguir são muito mais fáceis!

1. Procura sempre algo de bom nos outros. Não te preocupes, há sempre algo de bom a observar. A tua colega “invejosa” sabe bastante de informática. O marido abraça-te quando te sentes abandonada. O filho sorri quando tudo parece um caos. A mãe ajuda-te quando não sabes o que fazer. Os amigos têm um telefone para te ouvir. Há sempre algo de amoroso em cada pessoa que observas. O Primeiro-ministro tem bom gosto no que toca a vestuário (se não gostaste de ler isto, volta ao #1 para viver no inferno), o Papa vive longe de ti, o planeta ainda rebola pelo universo. Tudo tão bom!

2. Decide que o que quer que seja que esteja a acontecer agora é o melhor para todos, mesmo que não compreendas de que maneira. Sempre que pensares num problema, diz a ti mesmo que a solução está já a acontecer, sem sequer saberes os “comos” nem os “porques”. Quando alguém te pedir ajuda para um problema, se nunca passaste pela mesma situação, diz a essa pessoa que não tens resposta. E se já passaste pela mesma situação, diz-lhe apenas o que tu fizeste sem insinuar que ela deve fazer o mesmo. Assim garantes que não te envolves nos assuntos alheios, que não te dizem respeito.

3. Assume que todo o mundo tem já uma opinião formada sobre tudo e todos. Escolhe o oposto: não sabes. A mente que nada sabe encontra-se sempre livre para experienciar cada momento tal como se apresenta. Mantém-te livre de todos os preconceitos afirmando a tua ignorância. A verdade é que nunca sabemos o que realmente está a acontecer na vida dos outros. E se alguém tentar insultar-te, dá-lhe razão. Provavelmente tem-na. Quando alguém te acusar de ser mesquinho, pondera antes de te defenderes. “Sou mesquinho... Deixa ver, és capaz de ter razão.” Não só desarmas a outra pessoa como crias um espaço onde a paz existe.

4. Desiste de querer saber porque motivo os outros são como são ou fazem o que fazem. Imagina-te um extra-terrestre a viver aqui, agora, pela primeira vez. Assombrado com tudo e deliciado com cada evento. O marido tarda em chegar a casa, que tal pensares “engraçado, ele está atrasado...” e não queiras fabricar o motivo do atraso, raramente saberás a verdade. Alguém fala mal de ti. “Curioso, aquela pessoa não me conhece... No problemo.” O namorado esquece-se do jantar de anos. “Delicioso, ele vive no seu mundo... tal como eu vivo no meu.”

5. Pára de te queixar. Este passo é relevante para viver em liberdade e paz. Já imaginaste se cada queixa tua é uma oportunidade da vida fazer algo melhor? A partir do momento que não sabes o que é melhor para os outros ou para ti, tudo o que acontece é perfeito. E descobrirás que quando estás com aqueles que para ti são importantes, sem te queixares, terás uma oportunidade de os ouvir a sério. Só ouvir! Nada de dar a tua opinião preconceituosa.

6. Bónus: acredita que cada pessoa nesta vida está sempre a fazer o melhor que é capaz de acordo com o seu nível de consciência. Torna-se assim tão fácil amar qualquer pessoa. E quando amas os outros, a vida reserva-te um prémio: o amor que sentes por ti aumenta até um nível em que não precisas do amor dos outros. Finalmente livre!

Uma pista que te leva direitinho ao paraiso: que tal parar de interpretar a realidade?... (Sobretudo de acordo com os teus pontos de vista do que é bom e mau, certo e errado).

Comentários

  1. Fantástico!! fantástica a tua perspectiva!!
    às vezes sinto-me tão estúpida qdo leio estas tuas coisas!!!
    Cá está Emídio. vivo entre o Céu e o Inferno!!
    O meu Inferno que condena estes governantes aos quintos dos infernos e o Céu de olhar para o lado e me esquecer que tenho uma sogra horrível mas q dá atenção às netas, que perdi a minha mãe mas que ela está melhor com Deus... Que os amigos se esquecem de me telefonar mas é porque estão ocupados com coisas importantes para eles!..Que as miudas são malcriadas para mim mas são óptimas alunas e bem educadas para toda a gente... ue acho que fui uma mãe de m**** mas que afinal elas são mulheres bem formadas... Bem... a dualidade de tudo só me faz dizer-te mais uma coisa:
    Obrigada por existires na minha vida!

    ResponderEliminar
  2. gostei, tudo é pela tua vontade assim na terra como no céu, o que está em baixo é igual ao que esta em cima. existe uma criança dentro de cada um de nós, de certo que te lembra de quando eras criança.

    ResponderEliminar
  3. Emídio...sempre excelente, como já nos habituaste!! Deverias ser obrigatório na escolaridade dos jovens...Oh como teríamos adultos diferentes....

    ResponderEliminar

Enviar um comentário